O ser humano é realmente complexo, não é? Cada pessoa tem sua personalidade, suas necessidades específicas e seu propósito. Da mesma forma, acontece na construção de um projeto digital.
Cada projeto conta com as etapas necessárias para o seu desenvolvimento, contemplando as exigências e propondo as soluções para resolver problemas, que sempre insistem em surgir, bem parecido como em nossas vidas.
Então, se não for um caso de gêmeos univitelinos, com 100% de carga genética igual, seu projeto será único, exclusivo e especial em todo o planeta.
TUDO NA VIDA É UM PROCESSO. Com um projeto digital não é diferente.
Temos que seguir cada etapa com a agilidade necessária, mas sem esquecer o essencial: atenção e comprometimento com o resultado.
ETAPAS PARA A ESTRUTURAÇÃO DE UM PROJETO DIGITAL:
1. IDEAÇÃO
Definição e priorização de features
A partir das pesquisas realizadas, esta é a etapa da apresentação das ideias e insights para o projeto. É a hora de expor as opiniões e tirar dúvidas, como também de definir as funcionalidades e recursos que o projeto receberá, para proporcionar a melhor experiência aos usuários.
2. ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO/CONTEÚDO
Momento em que é definida a forma de organizar todas as informações do projeto, com o objetivo de facilitar o acesso pelo usuário, de maneira clara, objetiva e efetiva.
3. USER FLOW DAS PRINCIPAIS TAREFAS DOS USUÁRIOS
Definição e otimização do fluxo que os usuários seguirão para completar tarefas que possam gerar atritos em sua utilização.
Nesta fase é estudado o fluxo do usuário dentro do projeto, identificando seus objetivos, sua origem, as informações que necessita, os campos que acessa e percorre, para poder elaborar um protótipo deste fluxo e concluir esta etapa com a revisão, ajustes e testes necessários.
4. WIREFRAMES
Quando alcançarmos este estágio, é a hora de construir um “rascunho” do projeto. Este “rascunho” se chama wireframe e é formado por um grupo de elementos gráficos, como linhas e formas diversas, que têm como finalidade representar o esqueleto, a estrutura básica sobre a qual o projeto visual vai se desenvolver.
5. USER INTERFACE
Esta é a parte do projeto em que são estudadas de maneira estratégica, as formas como o usuário vai interagir com ele. Nesta etapa são elaborados todos os elementos visuais que o usuário terá acesso, por isso deve ser superamigável e de extrema facilidade de navegação.
6. INTERAÇÃO DO PROTÓTIPO
Com o projeto progredindo, chegamos na fase de visualizar como o usuário irá experimentar o site ou App. Com esse objetivo, um protótipo é utilizado para explorar a navegação no projeto, onde observaremos algumas opções de fluxos de interação e sequências de telas. Com o auxílio do protótipo poderemos fazer os ajustes e as revisões necessárias, para dar prosseguimento ao projeto.
7. TESTE DE USABILIDADE
Testes realizados através de aplicações com usuários reais para verificar todos os aspectos do projeto e suas interpretações.
Neste ponto do projeto são aplicados testes de usabilidade para medir o quanto o aplicativo é fácil e amigável. Estes testes são feitos com usuários reais, que irão experimentar o sistema e dar feedbacks sobre a facilidade de uso, a flexibilidade de operar os comandos e o potencial do aplicativo alcançar os resultados esperados.
8. FRONT-END
Esta etapa é essencial no projeto, nesta fase é definido como transmitir ao usuário a imagem da empresa e gerar a percepção de marca que ela deseja diante do seu público. Com o uso dos padrões de cores, linguagem e elementos gráficos representativos, como seu logo e imagem de produtos, o estudo de Front-End se dedica a exibir para o usuário, todos os elementos que ele vê e interage.
9. BACK-END
Setup de ferramentas de métricas e avaliação de experiência de usuário
Chegamos à camada interna da arquitetura do projeto, chamada de Back-End. Esta camada está relacionada ao código de programação, que faz com que todo o sistema funcione. É onde se obtém acesso aos dados do programa e às funcionalidades que precisam ser acessadas durante a navegação, através dos comandos do usuário.
10. QUALITY ASSURANCE
É chegado o momento de assegurar a Garantia de Qualidade do projeto. Neste ponto, o projeto é analisado se atende aos objetivos propostos e é feita a verificação e documentação de todo o processo; a inspeção e revisões por terceiros, resultando nos testes finais do projeto.
11. LANÇAMENTO
Enfim, a hora mais esperada: o lançamento do projeto, para que seja recebido e apreciado pelos usuários. Esta é a oportunidade de observar a receptividade do projeto de maneira integral e efetiva.
12. ANALISAR
Após o Lançamento agrupamos o maior número de informações e feedbacks dos usuários, a fim de levantar possíveis upgrades e analisar eventuais críticas, como forma de buscar a excelência e entregar ao usuário uma ferramenta em que ele possa confiar e que possibilite gerar os resultados buscados pelo cliente./
Estamos ansiosos por compreender as suas necessidades, colaborar e criar uma solução personalizada que dê vida às suas ideias!